"Givers Gain - Ganhar contribuindo" - Esta é a nossa filosofia!

Mayra Coraspe


     

ACUPUNTURA

Os chineses praticam, há milhares de anos, hábitos curiosos para a promoção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos que levam ao desencadeamento de doenças orgânicas. São baseados na orientação alimentar, em exercícios físicos, na adequação energética do local onde as pessoas habitam, na utilização de ervas e na aplicação de instrumentos ponteagudos na pele, sobre os meridianos de energia, técnica conhecida como acupuntura.

Do latim acum, que significa agulha, e punctum, que significa puncionar.

Teve origem na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) há mais de 4.000 anos. Utilizada para prevenção, tratamento e cura de patologias através da estimulação de pontos específicos no corpo, é uma excelente terapêutica que atua nos níveis psicológico, comportamental e biológico do ser vivo. Faz uso de técnicas distintas como, inserção de agulhas, moxabustão, ventosas, pressão manual, estímulos elétricos, aurículopuntura e acupuntura a laser, que serão melhor explicadas posteriormente.

Para alcançar sucesso no tratamento, primeiramente é necessário fazer um diagnóstico de acordo com a MTC, ou seja, identificar qual o desequilíbrio em termos energéticos, a sua natureza, profundidade e localização. A MTC não analisa a pessoa segundo uma especialidade (ginecologia, neurologia, etc.) como na medicina ocidental, e sim como um todo, o que lhe permite perceber que tipos de relações entre os diferentes sistemas do organismo estão provocando a doença. Ou seja, para tratar a parte, é necessário conhecer o todo. Assim é possível eliminar não só os sintomas, mas também as causas da doença.

Técnicas de Acupuntura:

  • Agulhas– utiliza-se a inserção de agulhas em pontos bem determinados, localizados nos canais ou meridianos, visando reestruturação do fluxo energético e harmonização dos órgãos e sistemas em desequilíbrio.

  • Moxabustão– bastão de ervas aquecido, geralmente a Artemísia (Artemísia vulgaris), colocado sobre os acupontos para produzir calor no organismo, direta ou indiretamente, quando o bastão é acoplado a uma agulha.

  • Ventosas– frascos de vidro com borda lisa, estreita e arredondada através dos quais é produzido pressão negativa no corpo do paciente por meio de fogo ou sucção. Hematomas nesse tratamento são comuns e desaparecem em poucos dias.

  • Pressão manual– utilizada para estimular os pontos dos meridianos no paciente fazendo com que haja equilíbrio do fluxo de energia pelos canais

  • Eletro Acupuntura– eletrodos são acoplados as agulhas para que o efeito aumente através da estimulação elétrica nos pontos, prolongando e intensificando a ação terapêutica

  • Aurículoacupuntura– pequenas agulhas ou esferas especiais, normalmente sementes de mostarda (Sinapis alba), são colocadas e deixadas na orelha para ativar e equilibrar os pontos correspondentes aos órgãos do corpo.

  • Acupuntura a laser– emissão dos raios laser nos acupontos. Essa técnica é muito usada em crianças por ser mais indolor e tratamentos estéticos como gordura localizada e envelhecimento facial. O tempo de permanência no consultório é menor.
 
 
 
Rua Espírito Santo, 2.727, sala 210 - Lourdes/BH - Edifício Empresarial Golden Arch
 
 Contato: (31) 9 9330-3037
Fale com a Empresa